Matéria-prima para produção de mais 10 milhões de doses da Coronavac chegou ao Brasil neste sábado (26).
Matéria-prima para produção de mais 10 milhões de doses da Coronavac chegou ao Brasil neste sábado (26).| Foto: Divulgação/Governo de SP

Um avião da China com 6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para produção de mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac pousou, na tarde deste sábado (26), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A matéria-prima foi enviada pela farmacêutica Sinovac, parceira internacional do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. A previsão é que as doses fabricadas com essa quantidade de insumos sejam distribuídas para a população em julho.

De acordo com informações do governo de São Paulo, já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, 52,21 milhões de doses da Coronavac, como parte de dois contratos firmados com o Ministério da Saúde. O total de doses dos dois acordos totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro.

Segundo o governo, a partir de dezembro, o Butantan deverá passar a produzir a matéria-prima da vacina contra a covid-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses do imunizante por ano. As informações são da Agência Brasil.