O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta terça-feira (19) que está comprovado que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crimes sérios na pandemia, mas não genocídio de indígenas. Aziz disse que não foi "convencido" de que o presidente cometeu esse crime e defende que a acusação seja retirada do relatório final. A declaração de Aziz foi feita em entrevista ao jornal O Globo, divulgada na noite desta terça-feira (19).

O senador considera que o tema deve ser investigado pelo Ministério Público após o fim da comissão. "Então, ele [Bolsonaro] tem crimes sérios, só que o genocídio é muito mais sério que isso tudo. O meu medo é esse crime [genocídio] ser arquivado no futuro e os outros dizerem 'está vendo, eles estavam errados'. Mas, se o Renan mantiver esse ponto, eu votarei a favor", disse o senador.

A acusação de genocídio é um dos pontos de divergência entre os membros da comissão. O parecer final feito pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), será apresentado oficialmente nesta quarta-feira (20).