Bahia: quase 1/3 dos municípios já declararam estado de emergência; sobe número de mortos
Chuvas são apontadas pelo governo estadual como as mais fortes para o mês de dezembro nos últimos 32 anos no estado| Foto: Camila Souza/GOVBA

Na tarde desta quarta-feira (29), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou os números relacionados às fortes chuvas no estado. Mais três mortes foram confirmadas, elevando o número de óbitos para 24. No total, são 91,2 mil desabrigados ou desalojados (na terça-feira, 28, eram 77,1 mil) e 434 feridos (76 a mais do que o balanço anterior). O total de atingidos alcançou 630 mil pessoas. Já o número de municípios afetados é de 141 – desses, 132 (quase um terço dos municípios do estado) já declararam estado de emergência.

As três novas mortes confirmadas nesta quarta são de um casal que teve o carro arrastado pela enxurrada, em São Félix do Coribe, e de um morador de Ubaitaba atropelado por um motorista que perdeu a visibilidade por causa das chuvas. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).

As chuvas que atingem as áreas sul e sudoeste do estado desde novembro e que devem perdurar pelos próximos dias são apontadas pelo governo estadual como as mais fortes para o mês de dezembro nos últimos 32 anos no estado. Nesta terça-feira, o governador Rui Costa (PT) afirmou que o estado atravessa “o maior desastre natural de sua história”.