Bahia sofre com chuvas desde o início de novembro.
Bahia sofre com chuvas desde o início de novembro.| Foto:

Comunidades de pelo menos dezenove cidades da Bahia estão embaixo d'água após fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, disse o governador Rui Costa (PT). A previsão é para mais chuvas na região neste domingo (26).

"Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d'água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas", disse o governador à imprensa.

Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), ao todo, 66 municípios foram atingidos desde o início de novembro e estão em estado de emergência. Mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 11 mil estão desalojadas. Até agora, pelo menos 17 pessoas morreram.

O governo federal tem prestado assistência à Bahia em função do desastre natural, por meio de combustível e aeronaves para auxílio nos resgates. Costa, por sua vez, determinou a instalação de uma base de apoio em Ilhéus, no sul da Bahia.