O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para apresentar um pacote de medidas de segurança.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para apresentar um pacote de medidas de segurança.| Foto: Governo do Estado de São Paulo.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (4) um pacote de medidas de segurança para tentar conter roubos realizados por criminosos disfarçados de entregadores. A divulgação da "Operação Sufoco" ocorreu no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), na capital paulista.

"Aqui em São Paulo, o bandido que levantar a arma para a polícia vai levar bala da polícia, porque é isso que a sociedade está esperando, uma polícia ativa, que, dentro dos limites da lei, vai agir com muito rigor em relação à criminalidade", disse Garcia durante a apresentação do projeto.

O anúncio de novas medidas para coibir esse tipo de crime foi feito após a morte de Renan Loureiro, de 20 anos, baleado na cabeça durante assalto cometido por um motociclista que carregava uma bolsa de entrega, na Zona Sul de São Paulo. "Como pai de três filhos, fiquei muito impactado pelo assassinato do jovem Renan. Quero deixar um aviso claro a brandidos escondidos de maneira covardia atrás de um capacete e disfarçados de entregadores. Que eles mudem de profissão ou de estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime, vai ser preso", afirmou Garcia.

A Operação Sufoco terá um reforço de agentes da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) nas ruas do estado para abordar motociclistas suspeitos de crimes. O efetivo atual conta com 5 mil policiais que patrulham diariamente a capital paulista, mas o efetivo chegará a 9,7 mil agentes por dia. O governador também se reuniu com as empresas de entregas por aplicativo para discutir um sistema de fiscalização dos entregadores.