Marcos Valério cumpre pena desde 2013, depois de ser condenado a 37 anos de prisão pelo escândalo conhecido como mensalão do PT.
Marcos Valério cumpre pena desde 2013, depois de ser condenado a 37 anos de prisão pelo escândalo conhecido como mensalão do PT.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu a progressão de pena para prisão em regime aberto de Marcos Valério, condenado por operar os mensalões do PT e do PSDB. Em março de 2020 Barroso já havia permitido que o ex-empresário cumprisse sua pena em regime domiciliar em razão da Covid, benefício que foi estendido em dezembro do mesmo ano e tem sido renovado desde então. Como a Comarca de Nova Lima, na região de Belo Horizonte (MG), não dispõe de uma casa de albergado, local onde os detentos voltam para dormir após o trabalho durante o dia, Marco Valério continuará cumprindo a pena em regime domiciliar. As informações são do g1.

Marcos Valério cumpre pena desde 2013, depois de ser condenado a 37 anos de prisão pelo escândalo conhecido como mensalão do PT, pagamento de "mesadas" a parlamentares em troca de apoio a projetos enviados pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2018, o ex-empresário foi condenado a mais 16 anos e nove meses de detenção pelo "mensalão mineiro", esquema que desviou R$ 35 milhões de estatais mineiras para a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) em 1998 por meio de agências de publicidade.