Senador Chico Rodrigues foi flagrado escondendo maços de dinheiro na cueca durante uma operação da Polícia Federal.
Senador Chico Rodrigues foi flagrado escondendo maços de dinheiro na cueca durante uma operação da Polícia Federal.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prorrogação por mais 60 dias do inquérito que investiga o possível envolvimento dos senadores Chico Rodrigues (União Brasil-RR) e Telmário Mota (PROS-RR) em um esquema de fraudes e desvio de recursos federais destinados ao combate da pandemia de Covid-19 em Roraima. A prorrogação atende a um pedido da própria Polícia Federal para que sejam realizadas novas diligências e a renovação do interrogatório do senador Chico Rodrigues, que foi flagrado escondendo maços de dinheiro na cueca durante uma operação da PF.

O inquérito foi aberto, em setembro de 2020, para investigar possível fraude na aquisição de kits de testes rápidos para detecção da doença e irregularidades no processo de compra de centrais de ar condicionado para a maternidade de Rorainópolis (RR). Na ocasião, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que os elementos obtidos demonstrariam o potencial envolvimento do senador Chico Rodrigues com a empresa Quantum Empreendimentos de Saúde, que forneceu os kits de teste rápido para a detecção da covid-19, “havendo indícios de atuação do investigado no direcionamento da contratação à referida empresa”. Já o senador Telmário Mota é autor de emenda parlamentar com o objetivo da aquisição das centrais de ar condicionado.