Boletim de órgão federal alerta para alto risco de novas enchentes no Rio de Janeiro
Corpo de Bombeiros do RJ atuando na região da Baixada Fluminense, fortemente atingida pelas chuvas nos últimos dias| Foto: Corpo de Bombeiros RJ

O Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, divulgou, em boletim de previsão de riscos válido para esta segunda-feira (4), que há alta possibilidade de inundações, enxurradas e alagamentos na mesorregião metropolitana do Rio (incluindo Petrópolis) e no sul fluminense.

"A previsão indica a continuidade de pancadas de chuva. Somado aos elevados acumulados preexistentes, o cenário de risco hidrológico nestas áreas tende a se agravar devido às características do relevo, córregos canalizados e alta vulnerabilidade da região", cita o Cemaden.

Desde quinta-feira (31) o estado tem sofrido com fortes chuvas que, até o momento, vitimaram dezesseis pessoas, nas cidades de Paraty, Angra dos Reis e Mesquita. Angra dos Reis registrou um volume recorde de chuva. Em apenas 48 horas choveu 655 milímetros na área que fica no continente e 592 mm na Ilha Grande, que também faz parte do município.

O prefeito da cidade, Fernando Jordão (MDB), pediu o desligamento das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, que operam no município, alegando que as chuvas deixaram a cidade isolada, devido a bloqueios nas estradas, o que compromete a evacuação das usinas em caso de emergência. Em resposta, a Eletrobras, que opera as usinas, disse que planos de emergência não estão comprometidos e manteve o funcionamento das usinas.