Jair bolsonaro
Jair Bolsonaro, presidente da República.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a abordar a questão ambiental na quinta-feira (22), após discurso na Cúpula do Clima, com 40 líderes mundiais, durante a transmissão semanal nas redes sociais. "Não justifica essa crítica absurda ao Brasil. Está na cara que, no fundo, (...) é uma questão econômica", disse o presidente ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que também participou do evento promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biben. "É a turma que quer voltar ao poder. Criticam tudo o que se possa imaginar. Não tem notícia boa para esses caras."

Na transmissão, Salles rechaçou ceder a pressões e fiscalizações de países como os Estados Unidos sobre o Ministério do Meio Ambiente. "Fiscalizar o Ministério do Meio Ambiente quem fiscaliza é o meu chefe, o presidente Bolsonaro. Nenhum país vai fiscalizar o Ministério do Meio Ambiente, não. Agora, mostrar aquilo que vai ser feito, que já está sendo feito para nós é satisfação", disse.

Na conversa com Bolsonaro, no entanto, Salles defendeu ajuda financeira ao Brasil na questão ambiental. "É importantíssimo que a gente faça aquilo que o senhor tem dito sempre, receba ajuda. Porque, nessa discussão climática, o Brasil não tem contribuição histórica. Enquanto os países ricos estavam com suas indústrias e locomotivas emitindo combustível fóssil, o Brasil era um país agrícola", disse.