O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Anderson Riedel/PR.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo tem enfrentado a crise hídrica que atinge o país com "planejamento, seriedade e transparência". Ontem, o presidente pediu que as pessoas economizem energia. "Se puder apagar uma luz na tua casa apague, eu peço por favor. Não use o elevador. Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio é muito mais saudável. Ajude o Brasil", disse durante a live semanal.

Bolsonaro participou de um debate remoto sobre transição energética promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o jornal O Globo. Ele enviou um vídeo, pois segue isolado no Palácio do Alvorada após ter contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que contraiu Covid-19 na viagem a Nova York. O chefe do Executivo afirmou que o país tem mais de 80% da matriz energética renovável.

"São tarefas enormes que o mundo tem pela frente. Aprofundar a descarbonização nos transportes, ampliar a geração de energia para as nossas necessidades de desenvolvimento ou ainda lidar com os desafios climáticos, de que é exemplo a atual escassez hídrica do Brasil, que estamos enfrentando com planejamento, seriedade e transparência", disse Bolsonaro no discurso.

O presidente ressaltou que considera a dependência de energias de origem fóssil, como petróleo, é a principal responsável pelas mudanças climáticas.