incra
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (15) que pedirá ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para destinar recursos do Orçamento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na sexta-feira (13), o Incra havia anunciado a suspensão de todas as atividades consideradas "não urgentes", inclusive eventos de entregas de títulos de propriedade para beneficiários da reforma agrária.

“Precisamos de mais recursos, porque custa dinheiro você mandar o pessoal para lá, trabalhar, emitir o respectivo título de propriedade. Isso não pode parar. Eu estou pronto para falar com o Paulo Guedes. Se não tiver recurso, corta de algum ministério”, disse Bolsonaro durante passeio em Brasília, segundo o jornal O Estado de S.Paulo

Na mesma fala, Bolsonaro criticou o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e disse que as invasões de propriedade acabaram no Brasil. “Não é milagre, é trabalho. Primeiro, tiramos dinheiro de ONGs. Depois, nós passamos a dar dignidade para o assentado. O assentado era usado pelo PT para invadir fazendas”, disse o presidente. “Nós começamos a dar título para essa pessoa, de propriedade. Ele, de imediato, passa a ser um cidadão. O que ele produz lá dentro passa a ser dele, de seus filhos e de seus netos. E ele passa a ser gente de verdade e não de mentirinha, como era com o PT”, acrescentou.