bolsonaro
Bolsonaro afirmou que toda ajuda internacional para a Bahia é bem vinda e anunciou que na quarta-feira (29) o Itamaraty recebeu doações do Japão.| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro explicou nesta quinta-feira (30) a razão pela qual o governo brasileiro recusou o auxílio oferecido pela Argentina para as vítimas das chuvas que já causaram 24 mortes na Bahia. De acordo com Bolsonaro, o serviço oferecido pelos argentinos já está sendo realizado pelas Forças Armadas e pela Defesa Civil.

“Em contato com o Itamaraty, a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens ("capacetes brancos") para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia. O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da Marinha e do Exército”, escreveu Bolsonaro.

“Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito”, publicou.

O presidente afirmou também que toda ajuda e doações internacionais são bem vindas e anunciou que na quarta-feira (29) o Itamaraty recebeu doações do Japão. “Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro.”

Também pelo Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), citou a recusa do governo federal pela ajuda da Argentina e afirmou que o estado aceitará qualquer tipo de auxílio de forma direta, de todos os países, sem passar pela diplomacia brasileira. “A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, afirmou o petista. Mais cedo Rui Costa criticou o presidente, afirmando que Bolsonaro demonstra desprezo à vida humana.