bolsonaro - psl
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta terça-feira (11) sobre o suposto esquema montado envolvendo recursos do Orçamento destinado a aliados no valor de R$ 3 bilhões. "Inventaram que eu tenho um orçamento secreto agora. Tenho um reservatório de leite condensado, 3 milhões de latas. Eles não têm o que falar. Como um orçamento foi aprovado, discutido por meses e agora apareceu R$ 3 bilhões?", afirmou o presidente a apoiadores no Palácio da Alvorada.

O jornal o Estado de S. Paulo diz em reportagem que a distribuição dos valores foi negociada em gabinetes do Palácio do Planalto, por meio de ofícios para indicar a aplicação do dinheiro e, em alguns casos, sem qualquer registro por escrito. Deputados teria solicitado a ministros para onde enviar os recursos.

"Eles batem na tecla de corrupção o tempo todo. Zero corrupção no meu governo, zero. Outra coisa, se alguém na ponta da linha, mandamos dinheiro para Estados, se alguém comprou algo superfaturado, não tenho essa responsabilidade", disse o presidente. O caso será investigado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, de onde partiram os recursos, negou, em um publicação no Twitter no domingo (9), qualquer irregularidade.