O ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, e o presidente Jair Bolsonaro.
O ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, e o presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse a líderes evangélicos, nesta terça-feira (20) que o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, é o favorito para assumir a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), em julho, com a aposentadoria do decano da Corte, Marco Aurélio Mello.

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo afirmou não ser a primeira vez que Bolsonaro dá todos os sinais de que indicará Mendonça para o STF. "Isso já é uma verdade e o André é favoritíssimo. Não tem para ninguém", disse Malafaia. Bolsonaro recebeu pastores evangélicos e deputados da bancada na segunda-feira (19), e nesta terça (20). Na reunião de segunda-feira, o próprio Mendonça estava presente.

A promessa de Bolsonaro de nomear um ministro "terrivelmente evangélico" para o Supremo foi feita pela primeira vez em julho de 2019, durante evento com a bancada temática no Congresso. Em ofício enviado à presidência do STF, Marco Aurélio marcou a saída para 5 de julho, sete dias antes de completar 75 anos, quando tem decretada a aposentadoria compulsória.