Validade da CNH para motoristas de até 50 anos passa a ser de dez anos, segundo o projeto aprovado.
Atualmente, pessoas com mais de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (13) que pretende enviar ao Congresso um projeto de lei propondo que a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 10 anos seja estendida para pessoas de até 75 anos. "Acertei com o Tarcísio [ministro da Infraestrutura], vamos encaminhar para o Parlamento um novo projeto. Vamos pedir urgência, para que a validade de 10 anos seja até 75 [anos] de idade", disse Bolsonaro, durante a live semanal.

O prazo de renovação em vigor é de 10 anos para condutores com até 50 anos. Até 70 anos, a validade é de cinco anos. Pessoas com mais de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos. Em 2019, o presidente apresentou uma proposta de alteração nas regras de trânsito, que foi aprovada pelo Congresso com modificações. O projeto foi sancionado, com vetos, em outubro de 2020.

"Nós mandamos a proposta para a Câmara, para que até os 65 anos de idade a carteira de habilitação fosse renovada a cada 10 anos. O Congresso deixou passar para 50 anos, não deixou de ser um ganho", disse o chefe do Executivo.