O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro deve retornar a Brasília nesta segunda-feira (4) depois de uma semana de recesso no Guarujá, no litoral de São Paulo. A previsão é que o presidente chegue à capital até o fim do dia, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). Na agenda pública do presidente não constam compromissos oficiais para esta segunda.

Nesta manhã, o presidente reforçou em suas redes sociais sua defesa pelo tratamento precoce da Covid-19 e por uma imunização que não seja obrigatória. Ele destacou que a vacina emergencial "está a caminho", após certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O tratamento precoce salva vidas. A vacina emergencial (depois de certificada pela Anvisa), e não obrigatória, está a caminho", escreveu.

A agência reguladora autorizou em 31 de dezembro a importação de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que será fabricada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Já a Fiocruz indicou que pediria nesta semana o aval para uso emergencial do imunizante. A aposta do laboratório e do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação no fim de janeiro.