Ministro Tarcísio de Freitas também tem o nome especulado para ser candidato a vice-presidente de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Ministro Tarcísio de Freitas também tem o nome especulado para ser candidato a vice-presidente de Bolsonaro nas eleições de 2022.| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro tem insistido em lançar o ministro Tarcísio de Freitas a um cargo eletivo para as eleições do próximo ano. Em conversas com amigos, Tarcísio disse mais de uma vez que não quer concorrer ao governo de São Paulo, atualmente comandado por João Doria (PSDB), desafeto de Bolsonaro, nem a outro cargo executivo, em 2022. Mesmo assim, o presidente costuma usar uma palavra com forte peso na hierarquia militar quando se refere a esse plano, na tentativa de convencer o ministro. "É uma missão", diz. Foi assim também no discurso feito por ele, na sexta-feira passada, para inaugurar uma ponte em Rondônia.

Auxiliares do ministro disseram, porém, que essas apostas eleitorais não lhe agradam. A avaliação de pessoas próximas a ele é a de que esse movimento pode dificultar os trabalhos da pasta, porque Tarcísio precisa de uma interlocução técnica para tratar dos investimentos em obras nos Estados. Essa "imunidade" seria necessária tanto para negociações políticas como para barrar indicações ao ministério e suas autarquias, como o cobiçado Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Bolsonaro não foi o primeiro a jogar Tarcísio em especulações eleitorais. O ministro já foi citado para disputar o governo do Rio, do Distrito Federal e de Goiás. Nascido no Rio, ele tem Brasília como seu domicílio eleitoral e já avisou que não pretende mudar. Nos últimos tempos, outra vaga levantada para o engenheiro, de 45 anos, foi a de candidato a vice na chapa de Bolsonaro, em 2022. O ministro diz que essa possibilidade nunca esteve no seu radar.