O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL)| Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou que acredita que deveria ter sido eleito ainda no primeiro turno na disputa de 2018. "Era para ter ganho no primeiro turno, se fossem umas eleições limpas no primeiro", disse. A declaração foi dada em entrevista à rádio Uirapuru Jaguaribana, divulgada nesta sexta-feira (14).

Bolsonaro venceu a disputa de 2018 no segundo turno, quando derrotou Fernando Haddad (PT). Na primeira metade daquela disputa ele somou 46% dos votos válidos. Para que a eleição seja encerrada em primeiro turno, é necessário que um candidato tenha mais do que 50% dos votos válidos. O presidente faz, com frequência, críticas ao sistema de urnas eletrônicas que vigora no Brasil. Ele chegou a dizer que tinha provas da suposta fraude ocorrida em 2018, mas nunca as apresentou.

Na mesma entrevista, Bolsonaro citou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). "Vejo agora meus policiais militares aqui presentes. O MST ameaçado realizar dezenas de invasões no presente ano. Se um dia eu tiver, no Congresso Nacional, o excludente de ilicitude, podem ter certeza: aproveitem para invadir agora, porque, no futuro, não invadirão", disse. O excludente de ilicitude é uma medida que evitaria punições a policiais que se envolveram em ações letais. O MST anunciou recentemente que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro.