Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Live

Bolsonaro defende urnas auditáveis ao comentar eleições chilenas

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente disse não caber suspeição sobre resultado chileno por se tratar de voto em papel e defendeu volta das cédulas no Brasil. Leia na Gazeta do Povo! (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

De volta a Brasília após quase uma semana de folga no Guarujá (SP), o presidente Jair Bolsonaro realizou a costumeira live de quinta-feira em que comentou o resultado das eleições chilenas, que teve vitória nas urnas do candidato de esquerda Gabriel Boric no último domingo (19), superando o conservador José Antonio Kast com uma diferença de quase um milhão de votos.

Bolsonaro afirmou que "no Chile, não interessa quem ganhou: quem ganhou, ganhou de verdade, não tem suspeição". O comentário foi feito após o presidente revelar que conversou hoje com o embaixador do Chile e descobrir que, por lá, as votações são feitas "em papel". "É isso que nós queremos para o Brasil, queremos eleições limpas, democráticas, auditáveis", afirmou, ao retomar críticas ao sistema de votação brasileiro, realizado por meio de urnas eletrônicas. O tema parecia pacificado desde setembro, quando Bolsonaro afirmou não haver motivo para duvidar do voto eletrônico após a inclusão das Forças Armadas na comissão de transparências das eleições 2022.

Também nesta terça-feira (23), o Ministério das Relações Exteriores cumprimentou o novo presidente eleito do Chile. Em nota, o governo brasileiro "faz votos de êxito no desempenho de seu mandato". "Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito", diz nota do Itamaraty.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.