Pela proposta, caso a gestante recuse a vacinação, poderá voltar ao local de trabalho após assinar um termo de responsabilidade.
Pela proposta, caso a gestante recuse a vacinação, poderá voltar ao local de trabalho após assinar um termo de responsabilidade.| Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (6) um projeto que garante o retorno de gestantes ao trabalho presencial após serem vacinadas contra a Covid-19. O texto promove uma alteração na lei que preservava o afastamento de mulheres grávidas do local de trabalho durante a pandemia com o recebimento da remuneração integral. O projeto segue agora para o Senado. Para a relatora, o texto garante o afastamento enquanto não há a proteção da imunização e resolve o problema do setor produtivo. “Hoje, 100% está sendo pago pelo setor produtivo e, muitas vezes, o microempresário não tem condições de fazer esse pagamento. Várias mulheres querem retornar ao trabalho, pois muitas vezes elas têm uma perda salarial porque ganham comissão, hora extra”, afirmou a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF). Pela proposta, caso a gestante recuse a vacinação, poderá voltar ao local de trabalho após assinar um termo de responsabilidade.