“Faz-se urgente e necessário ouvir representantes de pequenas e grandes produtoras cinematográficas nacionais, bem como a direção da Ancine”, disse Lídice da Mata.
“Faz-se urgente e necessário ouvir representantes de pequenas e grandes produtoras cinematográficas nacionais, bem como a direção da Ancine”, disse Lídice da Mata.| Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

Depois da polêmica envolvendo a Ancine (Agência Nacional de Cinema), a Câmara dos Deputados quer discutir a relação entre o governo federal e a produção audiovisual e cinematográfica no país. O debate sobre o assunto será nesta quarta-feira (4), a pedido da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), da Comissão de Cultura da Câmara. Segundo ela, desde o segundo semestre do ano passado, o setor vem sendo alvo de decisões do governo federal, que "afetam direta e drasticamente o potencial deste importante campo de desenvolvimento econômico, cultural e social do país". Para participar da sessão, Lídice da Mata convidou representantes de várias associações culturais, além do diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro Oliveira. O diretor foi afastado do cargo pelo presidente Bolsonaro em cumprimento de decisão judicial da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A reunião está marcada para as 15 horas.