Prefeito Ricardo Nunes (MDB)
Ricardo Nunes (MDB) assumiu o governo com a licença de Bruno Covas (PSDB).| Foto: Reprodução/Facebook

A formalidade para a efetivação do mandato de Ricardo Nunes (MDB) como prefeito de São Paulo foi cumprida no fim da manhã deste domingo (16) com a edição de um ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo encerrando o mandato de Bruno Covas. Nunes, que desde 3 de maio era o prefeito em exercício do município, não vai tomar posse. Ele será o 54º cidadão a ocupar o cargo desde a proclamação da República, em 1889.

Integrantes da Mesa editaram um ato de extinção de mandato "por motivo de falecimento". Um ofício com esse ato está sendo encaminhado a Nunes no começo da tarde desde domingo. Ao receber o comunicado, o processo de transição fica oficialmente concluído.

A Câmara Municipal tomou ciência da morte de Covas pouco antes de o comunicado oficial ser publicado pela Prefeitura e pelo Hospital Sírio-Libanês, onde o prefeito vinha se tratando. Procuradores do Legislativo redigiram a nota e os membros da mesa diretora se reuniram para deixar suas assinaturas.

O velório será realizado a partir das 13 horas no edifício Matarazzo, sede da prefeitura, restrito a familiares e amigos próximos. O corpo deverá seguir em cortejo em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, passando por vias como a praça Ramos de Azevedo e a avenida Paulista, em direção a Santos (SP), cidade natal do prefeito, onde ele será enterrado.

Nas redes sociais, políticos lamentaram a morte de Bruno Covas, entre eles Ricardo Nunes, vice-prefeito, que vai assumir a Prefeitura de São Paulo.