Ministra Cármen Lúcia, do STF, vem dando pistas de que pode reformar seu voto no julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.
Ministra Cármen Lúcia, do STF.| Foto: Nelson Júnior/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, suspendeu nesta quarta-feira (16) os processos abertos na Justiça Federal do Pará e do Amazonas sobre as investigações da Operação Handroanthus, que investiga a extração e comercialização ilegal de madeira na Amazônia. A ministra atendeu a um pedido da Polícia Federal, por considerar os fatos comunicados “gravíssimos”. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a PF, existe "sério risco de esvaziamento" das atribuições do STF, porque juízes federais do Pará e do Amazonas estariam tomando decisões para beneficiar investigados. Cármen Lúcia também anulou decisões que determinavam a devolução da madeira apreendida pela PF. Para a ministra, a suspensão dos processos serve para “preservar provas”, e será mantida até que ela decida se devem tramitar na primeira instância ou no STF.