O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente da República
Partidos de oposição apresentaram duas representações contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por publicações nas redes sociais.| Foto: Agência Câmara

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou nesta quarta-feira (27) sete processos por quebra de decoro parlamentar. A maioria deles foi apresentada por partidos da oposição contra deputados governistas por publicações nas redes sociais. Dos sete processos, seis são encabeçados pelo PT.

A sessão marcou a retomada dos trabalhos do colegiado, que estavam paralisados há cinco meses. O Conselho é presidido pelo deputado Paulo Azi (União-BA). O próximo passo da comissão será sortear a lista tríplice para a escolha dos relatores. Dentre os denunciados estão os deputados Wilson Santiago (Republicanos-PB), Soraya Manato (PTB-ES), Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP), Éder Mauro (PL-PA) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que foi denunciado duas vezes.

O que dizem os processos contra os parlamentares?

Uma representação do Novo denuncia o deputado Wilson Santiago (Republicanos-PB) por quebra de decoro após o parlamentar ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2019, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

O PT e o PDT apresentaram uma representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro em razão de um vídeo publicado nas redes sociais supostamente pregando o uso de máscaras de proteção durante a pandemia de Covid-19. Bolsonaro também foi acionado em outra ação por PSB, PT, PDT, Psol e PCdoB, também por postagens nas redes sociais, que supostamente ofendiam as mulheres integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Uma representação do PT acusa a deputada Soraya Manato (PTB-ES) de quebra de decoro por publicações feitas nas redes sociais que supostamente atingiriam a honra de um senador da legenda. O Psol e o PT apresentaram uma ação contra a deputada Bia Kicis (PL-DF) de quebra de decoro por uma publicação nas redes sociais que supostamente insuflava a Polícia Militar da Bahia contra o governador do estado, Rui Costa (PT).

Outra representação do PT contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirma que a parlamentar cometeu quebra de decoro por publicações nas redes sociais que supostamente incitavam a população contra as medidas sanitárias para a contenção da pandemia do novo coronavírus.

Por último, uma representação do Psol e do PT acusa o deputado Éder Mauro (PL-PA) de quebra de decoro por postagens em redes sociais que também ofenderiam deputadas da CCJ. Com informações da Agência Câmara.