Ministro Onyx Lorenzoni pode ser convocado a dar explicações na CPI sobre anúncio de que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) será investigado pelo governo.
Ministro Onyx Lorenzoni pode ser convocado a dar explicações na CPI sobre anúncio de que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) será investigado pelo governo.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), cobrou a convocação do ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. O emedebista quer que Lorenzoni explique suspeitas de “falsidade”, por ter apresentado um documento com dados inconsistentes sobre o contrato para a compra da vacina indiana Covaxin.

“Peço a imediata convocação do Onyx, para que venha depor sobre o crime de falsidade, ao expor à nação um documento que sequer existe, falso. Portanto, a sua presença nesta comissão é importantíssima”, disse Renan.

O relator pediu a convocação ao constatar que os dados da nota fiscal apresentada por ministro não batiam com os dados do documento apresentado pelo consultor técnico do Ministério da Saúde William Amorim Santana. Onyx afirmou que uma invoice apresentada como prova de irregularidade pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, era uma "prova falsa".

Este documento já foi solicitado pela CPI, mas ainda não foi enviada pelo governo.

Acompanhe o depoimento de William à CPI da Covid