Vacinas - Coronavac
Vacina coronavac atingiu eficácia mínima (50%), mas porcentual exato do imunizante ainda não foi revelado.| Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou, em entrevista à Globo News, que a Coronavac não atingiu 90% de eficácia nos testes realizados no Brasil. Na quinta-feira (24), a Turquia divulgou que o imunizante é 91,25% eficaz. O Instituto Butantan, que desenvolve a Coronavac em parceria com a farmacêutica Sinovac, adiou a divulgação dos dados no dia anterior.

"[A Coronavac] não atingiu 90% [nos testes no Brasil], mas está em níveis que nos permitem fazer uma redução de impacto de doença na nossa população", afirmou o secretário. Segundo ele, os dados não foram divulgados pelo Butantan por um pedido da própria Sinovac, já que os percentuais obtidos nos testes do Brasil foram inferiores aos encontrados em outros países.

De qualquer modo, Gorinchteyn ressaltou que o imunizante é eficaz e seguro. "A vacina é eficaz e segura, e se mostrou imunogênica, produtora de anticorpos, nas fases 1 e 2 em 97% de todas as pessoas que fizeram uso dela", afirmou.