Amostras para testes de coronavírus.
Amostras para serem testadas para o coronavírus. Imagem ilustrativa.| Foto: Noah Seelam/AFP

Grandes redes de laboratórios particulares detectaram nesta semana um aumento na procura por exames RT-PCR para diagnóstico do novo coronavírus. A porcentagem de resultados positivos para a doença também tem crescido, o que pode reforçar o cenário de novo recrudescimento da Covid-19 após meses de estabilização e queda nos dados.

No fim de outubro, a média de exames que retornavam positivos era de 20%. Em novembro, do dia 1º ao dia 12, a porcentagem passou para 26%, e foi de 29% se forem considerados somente os dados do último dia 12. "Notamos um aumento significativo na procura. Acompanhamos isso dia a dia e o crescimento tem sido bastante relevante", disse Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, empresa que tem 40 redes de laboratórios, com cerca de 800 unidades no país.

Campana relata que a maior taxa de positividade notada na rede foi de 40% nos meses de abril e maio, no auge da pandemia. Na ocasião, no entanto, havia uma limitação de insumos e a recomendação era de priorizar os pacientes que estavam em ambiente hospitalar. Os casos começaram a cair depois de junho e ele disse que os números de agosto, setembro e outubro formaram um "vale" na comparação da curva com os meses anteriores. O cenário mudou no início de novembro.