Rosa Weber
CPI da Covid deve pedir apreensão do passaporte de Carlos Wizard.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

Os integrantes da CPI da Covid decidiram entrar na Justiça com um pedido de apreensão do passaporte do empresário Carlos Wizard. Os senadores querem garantir que o empresário preste depoimento à comissão, e se basearam no artigo 218 do Código de Processo Penal. A informação foi divulgada por Lauro Jardim, d’O Globo. O depoimento de Wizard está marcado para esta quinta-feira (16), mas ele já informou que está nos Estados Unidos desde abril.

O empresário é acusado de ser membro do gabinete paralelo, que teria assessorado o presidente Jair Bolsonaro em assuntos relacionados à pandemia. A defesa de Wizard recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um habeas corpus para que ele seja liberado de comparecer ao depoimento.

Caso não seja dispensado, os advogados solicitaram que a oitiva seja realizada por videoconferência, e que ele possa se manter em silêncio. Nesta quarta-feira (16), a ministra do Supremo, Rosa Weber, manteve as quebras de sigilo telefônico e telemático decretadas pela CPI da Covid do empresário.