Procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Evaristo Sá/AFP

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou à CPI da Covid no Senado um levantamento das investigações contra governadores por gastos dos estados com a pandemia. Os processos estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As apurações alcançam as gestões do ex-governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), da Bahia, Rui Costa (PT), do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do Amazonas, Wilson Lima (PSC). Há ainda procedimentos preliminares envolvendo os governos de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, e João Doria (PSDB), em São Paulo.

O ofício, endereçado ao presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), foi elaborado com auxílio da subprocuradora-geral, Lindôra Araújo, braço direito de Aras que vem encabeçando as investigações.

Veja as investigações contra governadores em cada estado:

- Rio de Janeiro: compra de respiradores;

- Amazonas: aquisição de respiradores, instalação do hospital de campanha Nilton Lins e desabastecimento de oxigênio hospitalar;

- Bahia: compra de respiradores;

- Minas Gerais: hospital de campanha no Expominas;

- Pará: compra de bombas de infusão e aquisição de ventiladores pulmonares;

- São Paulo: aquisição de doses da Coronavac e compra de respiradores.

No documento, Aras afirma que o compartilhamento de documentos e informações entre autoridades em esforços apuratórios são "muito úteis para o progresso de suas respectivas linhas investigativas".