CPI da Covid estará de recesso até o dia 31 de julho
CPI da Covid estará de recesso até o dia 31 de julho| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em recesso até a primeira semana de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu criar sete núcleos de investigação para acelerar a análise de documentos neste período. Senadores independentes e da oposição irão se dividir por temas já investigados pela comissão.

“A primeira [providência] é a montagem de núcleos que irão tratar de temas que estão advindo para essa comissão”, afirmou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). De acordo com ele, os núcleos irão tratar de questões como as empresas intermediárias para aquisição de vacinas, os contratos do Ministério da Saúde com a empresa VTC Operadora de Logística e o papel das fake news no agravamento da pandemia.

A previsão inicial é de que Randolfe Rodrigues cuide da atuação de empresas intermediárias, Simone Tebet (MDB-MS) focará no caso da Precisa/Covaxin, Humberto Costa (PT-PE) será responsável pelos hospitais federais, Otto Alencar (PSD-BA) cuidará de negacionismo e questões sanitárias, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) irá analisar notícias falsas, Rogério Carvalho (PT-SE) focará na cloroquina e Eliziane Gama (Cidadania-MA) será responsável pela empresa VTC Operadora de Logística.

“Além disso, estabelecemos que, entre os dias 26 e 29, deveremos ter uma reunião de senadoras, senadores e da direção da CPI com juristas para organizarmos o lastro jurídico necessário para o relatório final da CPI da Pandemia”, completou Randolfe.