jaques wagner
Senador Jaques Wagner (PT-BA)| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O senador Jaques Wagner (PT-BA), disse neste domingo (11) que não é contra a CPI da Covid, mas que considera o momento da instalação do inquérito "inadequado". " Não sou contra a CPI. Só considero seu momento inadequado. Mas isso já está superado. O STF determinou e a comissão será instalada na próxima semana. E, obviamente, não irei me opor ao seu funcionamento", tuitou. No dia anterior, Wagner havia dito que as energias

Na semana passada, 32 senadores fizeram um requerimento para a abertura do processo na Câmara Alta. Dos seis senadores petistas, Wagner foi o único que não endossou a proposta. Em nota publicada no sábado, ele afirmou que os esforços, neste momento, deveriam estar voltados para garantir vacinas para toda a população. "Como já disse, todos sabemos quem é o responsável pela crise sanitária e humanitária. Por isso, apresentei em março uma notícia-crime para que o STF investigue a postura do presidente [Jair Bolsonaro], que é réu confesso, insensato e insensível diante do sofrimento dos brasileiros e brasileiras", continuou.

A abertura da CPI da Covid foi parar no STF na semana passada, depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vinha resistindo à ideia. O ministro Luis Roberto Barroso determinou, então, que o Senado abra a investigação para apurar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia, já que o número de assinaturas do requerimento é maior do que as 27 necessárias para instalar uma CPI.