Senador Eduardo Girão (Podemos-CE)
Senador Eduardo Girão (Podemos-CE)| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou nesta terça-feira (26) seu voto em separado ao relatório da CPI da Covid apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Em seu parecer, Girão pediu o indiciamento do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.

O senador ainda pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue possível crime de prevaricação por parte da CPI por não ter aprofundado investigações de corrupção nos estados em meio à pandemia. “O Governo Federal não gere sozinho o sistema de saúde brasileiro, mas em conjunto com estados e municípios”, disse Girão.

Girão alega que apresentou 106 requerimentos para ouvir integrantes dos governos estaduais e outros supostos envolvidos na crise sanitária. De acordo com ele, 50 dos pedidos nem sequer foram analisados. “Houve um engavetamento aqui quando eu e outros colegas tentávamos investigar corrupção [nos estados]”, afirmou.

Ainda durante a apresentação do seu voto, Girão disse que “faltou compaixão” por parte do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia. Ele disse também que o chefe do Palácio do Planalto deveria ter assumido a coordenação das ações.

“Cumpre destacar que a postura do presidente da República poderia ser no sentido de assumir mais plenamente a coordenação das ações, no sentido de ser mais sensível às perdas doloridas. Faltou compaixão. Poderia também dar o exemplo, incentivar a usar máscara em público, a evitar aglomerações e declarações infelizes sobre a vacina”, disse.