Os deputados Tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), Kim Kataguiri (União-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) apresentaram pedidos da CPI do MST, antes do acordo para unificar.
Os deputados Tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), Kim Kataguiri (União-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) apresentaram pedidos da CPI do MST, antes do acordo para unificar.| Foto: Câmara dos Deputados

O pedido unificado de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST na Câmara dos Deputados, alcançou o número regimental necessário de 171 assinaturas para ser instalada. O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) informou que o pedido foi protocolado na noite desta quarta-feira com o apoio de 172 parlamentares. "Essa CPI demonstra a indignação desta Casa com as ações criminosas contra os homens e mulheres do campo", disse Zucco.

O parlamentar gaúcho atribuiu a conquista das assinaturas ao acordo para unificar os três requerimento, já que Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP) também haviam apresentado pedidos para criação da CPI.

Segundo Zucco, o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidida pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), também "foi fundamental para que a proposta superasse mais de um terço dos parlamentares".

Os parlamentares prometem buscar um diálogo com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para que os trabalhos da CPI iniciem no menor espaço de tempo possível. "Precisamos investigar com todo o rigor quem está financiando o terror no campo", disse Zucco.