A médica Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina"
A médica Mayra Pinheiro, a “Capitã Cloroquina”| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPI da Covid do Senado aprovou, nesta terça-feira (3), um pedido de afastamento da médica Mayra Pinheiro do Ministério da Saúde. Ela ocupa atualmente o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da pasta. O pedido será encaminhado ao ministro Marcelo Queiroga, para que ele promova o afastamento; se não tomar a medida, será repassado ao Judiciário.

"Ela não tem mais condições de ficar ali. Não dá para o ministro Queiroga manter em sua equipe uma pessoa que se mostra contra a ciência", afirmou, ainda antes do começo da reunião da CPI, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

Pinheiro foi apelidada de "Capitã Cloroquina", pela defesa do medicamento no tratamento precoce contra a Covid-19. Ela depôs à CPI em maio. Recentemente, vieram a público vídeos em que a médica se prepara para o depoimento para a comissão. Nas gravações, divulgadas pelo site The Intercept Brasil, a médica pergunta aos seus interlocutores sobre questões que poderiam ser enviadas a senadores governistas, para que os parlamentares fizessem a ela durante a reunião.