Marcelo Crivella
Prefeito Marcelo Crivella havia sido preso nesta terça-feira (22) em operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, deixou o presídio de Benfica nesta quarta-feira (23) e passa a cumprir prisão domiciliar. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, determinou a expedição imediata do alvará de soltura de Crivella, na tarde desta quarta-feira (23). O ministro concedeu prisão domiciliar ao prefeito do Rio na noite de terça (22), porém até as 19h de hoje Crivella seguia detido no presídio de Benfica, no Rio.

Crivella foi preso em casa, na Barra da Tijuca, na terça-feira, em uma operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Ele é acusado de liderar um suposto esquema de propina na prefeitura em um desdobramento da Operação Hades. Na tarde de ontem, o prefeito deu entrada no presídio de Benfica, à noite o presidente do STJ determinou a transferência do político para a prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Depois da decisão do STJ, cabia ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) expedir o alvará de soltura. Porém, o desembargador plantonista, Joaquim Domingos de Almeida Neto, optou por não expedir o documento e enviou a decisão à desembargadora relatora Rosa Helena Macedo. Após o imbróglio, o ministro Humberto Martins determinou a expedição do alvará de soltura de Crivella.