Polícia Federal realiza operação contra esquema de corrupção no sistema penitenciário do Rio de Janeiro.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (17) uma operação contra a cúpula da administração penitenciária do estado do Rio de Janeiro. Cerca de 40 agentes cumpriram três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Além da cidade do Rio de Janeiro, os mandados foram cumpridos nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Dentre os alvos da ação estão o secretário estadual de Administração Penitenciária do RJ, Raphael Montenegro e dois subsecretários.

O grupo é suspeito de favorecer lideranças de uma facção criminosa nos presídios estaduais. Segundo a Polícia Federal, os agentes públicos viabilizavam o retorno de presos detidos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para penitenciárias do estado do Rio de Janeiro. Além disso, os suspeitos facilitavam a entrada de pessoas e produtos proibidos nos presídios. Eles também são suspeitos de ter realizado a soltura irregular de um criminoso com mandados de prisão abertos. A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos agentes públicos foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio do tráfico de drogas no município.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade