O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB).| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

A defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que revogue a decisão de afastar o governador do cargo. Ibaneis foi afastado por 90 dias, em 9 de janeiro, após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Com a decisão, a vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu o comando do DF.

O documento foi enviado nesta quinta-feira (9) a Moraes, informou o portal Jota. Os advogados argumentam que a decisão deve ser revista pois, segundo eles, as investigações mostraram que Ibaneis “não participou, omissiva ou comissivamente, para o ocorrido” e que “não há qualquer risco à ordem pública no seu retorno ao cargo de Governador do Distrito Federal”.

A defesa também cita um trecho da decisão de Moraes que revogou a prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Fábio Augusto Vieira. Ele foi preso no dia 10 de janeiro por determinação de Moraes, a pedido da Polícia Federal (PF), que apontou a conivência e a omissão de autoridades locais durante os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. O ministro, entretanto, revogou a prisão de Vieira no último dia 3.

Os advogados afirmam que o governador afastado “não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados”. Na noite desta quinta (9), foram divulgadas mensagens obtidas pela PF durante a perícia do celular de Ibaneis. O emedebista tranquilizou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando foi questionado sobre a possibilidade de atos violentos em Brasília.