Ricardo Salles
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O delegado Franco Perazzoni foi dispensado na quinta-feira (17) do comando da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal no Distrito Federal. Perazzoni foi o delegado responsável pela operação que realizou buscas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Mesmo sem exercer a função de chefia da unidade, o delegado ainda conduz investigações em que já trabalhava, entre elas a que apura a conduta de Salles. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A decisão pela dispensa teria vindo da Superintendência da PF do Distrito Federal, e já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Franco Perazzoni assinou a representação que originou a fase ostensiva da Operação Akuanduba, que investiga “grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais”.

Para o delegado, existem “fortes indícios” de envolvimento de Salles em um suposto esquema de exportação ilegal de madeira. Em abril, o delegado Alexandre Saraiva também perdeu o cargo na chefia da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas após enviar notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Salles. Saraiva foi transferido do Amazonas para a Delegacia da PF em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.