Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF do Paraná: operação sofre cerco de todos os lados.
Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ex-coordenador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos) afirmou nesta terça-feira (21) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deveria ser "coerente" e "trocar a toga pelo voto" em 2022. O ex-procurador é pré-candidato a deputado federal e recorrente alvo de críticas do magistrado. Em novembro, o ministro disse que o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Deltan fizeram "militância política" e agora, como pré-candidatos, estarão "jogando no campo certo". A informação foi divulgada pelo portal UOL.

"Eu acho que quem quer fazer militância política deve fazê-lo nos partidos políticos. Se eles já faziam antes militância política, estão fazendo apenas uma correção de rumos, filiando-se a um partido e jogando no campo certo. Acho que isso que é o correto", disse Gilmar Mendes na época.

O ex-chefe da Lava Jato disse que "numerosos comportamentos inadequados" de Gilmar Mendes, "sugerem uma atuação política do ministro". Deltan afirmou que Gilmar "dá entrevistas sobre temas em julgamento no STF, o que viola a lei da magistratura".

"Se, como ele diz, o lugar para isso é a política, o ministro deve ser coerente e fazer o que defende: se filiar a um partido e trocar a toga pelo voto, para fazer política no campo certo, se candidatando a um cargo eletivo em 2022", disse o ex-procurador em entrevista ao UOL.