Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) declarou ter ‘solicitado a anulação’ das Eleições 2020.
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) declarou ter ‘solicitado a anulação’ das Eleições 2020.| Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Alvo dos inquéritos do Supremo Tribunal Federal que apuram a organização e financiamento de atos antidemocráticos e o disparo de notícias falsas, ofensas e ameaças contra autoridades, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) declarou, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, nesta quarta (18), ter 'solicitado a anulação' das Eleições 2020 e apresentado à Procuradoria-Geral da República queixa-crime em razão de supostos 'eventos que tiraram a lisura do processo eleitoral'. No entanto, o parlamentar não mencionou provas sobre as acusações.

Junto com o parlamentar estavam alguns apoiadores, incluindo candidatos que não conseguiram se eleger nessas eleições. Elitusalem Freitas (PSC), vereador pelo Rio de Janeiro, candidato que não conseguiu se reeleger, também se manifestou pela anulação das eleições. “Viemos aqui buscar a verdade. Aqui não é chororô de quem ganhou ou perdeu a eleição. Não é isso. É impossível que um candidato que fez 8,5 mil votos na capital (Rio de Janeiro) na última eleição, como nós, cresceu o trabalho, monitorou o trabalho e seu eleitor, cair para 2.335 votos, reclamou Freitas.

A posição de Daniel e Elitusalem vai na mesma linha que a do presidente Jair Bolsonaro, que colocou em xeque a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, desta vez depois de poucos dos seus candidatos apadrinhados terem tido sucesso nas eleições municipais.