O deputado federal Rui Falcão (PT-SP)
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP).| Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados.

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que investigue os serviços prestados pelo ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos) à consultoria Alvarez & Marsal. A representação foi encaminhada nesta quinta-feira (3) à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Moro também enfrenta questionamentos sobre o trabalho realizado na consultaria norte-americana no Tribunal de Contas da União (TCU). O que motivou a série de questionamentos sobre os ganhos do ex-juiz é o fato de a Alvarez & Marsal atuar  na recuperação judicial de empresas denunciadas na Lava Jato.

Após pedir o arquivamento do caso, o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, voltou atrás nesta sexta-feira (4) e solicitou o bloqueio de bens de Moro por suspeita de sonegação de impostos sobre os pagamentos recebidos da consultoria.

O petista solicita que sejam enviados ofícios à Receita Federal e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para que os órgãos informem sobre eventuais atividades suspeitas com valores ou recursos recebidos direta ou indiretamente relacionados à Operação Lava Jato.

Também assinam a representação o coordenador do Prerrogativas, o advogado Marco Aurelio de Carvalho, e os advogados e colaboradores do grupo: Fernando Hideo Lacerda, Fabiano Silva dos Santos, Lenio Streck, Gisele Cittadino, Carol Proner, Sheila Carvalho, Juvelino Strozake e Alessandra Camarano Martins.