Alexandre Saraiva atuava como superintendente da Polícia Federal do Amazonas, mas foi exonerado do cargo após apresentar notícia-crime contra Salles.| Foto: Inpa/Divulgação
Ouça este conteúdo

O delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, líder da investigação que culminou em "apreensão histórica" de madeira ilegal na Amazônia e autor da notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, ironizou nesta quinta-feira (22), que o desmatamento no Brasil vai acabar, até 2030, "por falta de floresta". A declaração se dá na esteira da fala do presidente Jair Bolsonaro, que, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, afirmou que o País assumiu o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 e que o País atingiria a neutralidade climática em 2050.

Em perfil recém-criado no Twitter, o ex-superintendente da PF no Amazonas - que foi substituído após enviar a notícia-crime contra Salles ao Supremo Tribunal Federal - defendeu que é "hora de lutar pela Floresta" e de "mostrar que a Amazônia importa".

Saraiva imputou a Salles supostos crimes de obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa. Segundo o delegado, além de dificultar a ação de fiscalização ambiental, Salles "patrocina diretamente interesses privados (de madeireiros investigados) e ilegítimos no âmbito da Administração Pública".

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]