Hamilton Mourão
O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira (3) que agências de fiscalização ambiental se coloquem "efetivamente em campo" para reduzir o desmatamento na Amazônia. Para Mourão, apesar do encerrando da Operação Verde Brasil 2 com emprego das Forças Armadas em ações de combate ao desmatamento, é necessário um reforço.

"Atuando de acordo com o planejamento que nós estamos fazendo, semanalmente ajustando as condutas para as áreas que estão apresentando maior incidência de irregularidades, com as agências se colocando efetivamente em campo, não é aparecendo só dois agentes, três, tem que aparecer mais gente", disse Mourão.

Mourão afirmou ainda que nos primeiros meses de 2021 os órgãos ambientais tiveram poucos servidores nas operações. "Durante esse período aí, agora no começo do ano, pouca gente aparecendo nas operações conjuntas, porque não é simples. Operação interagências requer muito espírito de cooperação, requer que um aprenda a linguagem do outro, as vaidades têm que ser despidas. E lembrar que a gente está trabalhando pelo bem comum e o objetivo comum que é impedir que as ilegalidades aconteçam", disse o vice-presidente.