Janaina Paschoal
A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP).| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), pré-candidata ao Senado por São Paulo, fez um alerta, neste sábado (12), a políticos de direita que pretendem concorrer nas eleições do Legislativo de 2022. Para ela, o alto número de filiações ao PL, partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro e vários de seus apoiadores se vincularam, pode acabar reduzindo a quantidade de direitistas eleitos. Por conta das regras do quociente eleitoral e do quociente partidário, candidatos de um partido bem votado podem ter de lidar com uma exigência de votos mais alta para se elegerem.

“Amados, não quero ofender ninguém, mas a direita inteira está se trancando no PL. Se houver qualquer problema, o barco afunda com todo mundo junto. Isso não é inteligente! Nem todos sabem, mas a lei eleitoral mudou, há poucas vagas para candidatos. Temo que muitos nem concorram!”, afirmou Janaina via Twitter.

Alguns usuários de direita responderam ao tuíte acusando Janaina de infidelidade ao presidente, mas outros concordaram com a observação. “Parabéns por esse momento de máxima lucidez!”, disse o empresário Otávio Fakhoury. “O corte será altíssimo no PL. Gente com 75 mil votos ficará de fora. Capaz de passar dos 100 mil”, comentou o também empresário César Cremonesi.