Distrito Federal suspende 40 mil doses da vacina Janssen que chegaram congeladas
Ministério da Saúde orientou deixar toda a carga das vacinas Janssen em quarentena – elas ficarão armazenadas e temporariamente indisponíveis para uso| Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado (3), 40,1 mil doses da vacina da Janssen, que demanda apenas uma dose para a imunização contra a Covid-19. A pasta afirma, entretanto, que no momento da conferência foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante, que é de 2°C.

O Ministério da Saúde foi acionado e orientou a Secretaria a deixar toda a carga das vacinas em quarentena – elas ficarão armazenadas e temporariamente indisponíveis para uso. O órgão federal afirmou que na segunda-feira (5) será feita análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunizantes e avaliar a segurança da aplicação das doses.

O Distrito Federal, que, segundo o IBGE, tem uma população estimada em 3,1 milhões de pessoas, recentemente alcançou a marca de um milhão de vacinados – o equivalente a cerca de 32,2% da população. A vacinação contempla, neste momento, pessoas com 46 anos ou mais, além dos grupos prioritários.