Governador de São Paulo, João Doria.
O governador de São Paulo, João Doria.| Foto: Governo de SP/Divulgação

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ressaltou a autonomia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17) após a aprovação o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca. "O corpo técnico e diretores da Anvisa, que hoje votaram a favor da vacina, cumpriram seus deveres, suas obrigações, na defesa da ciência, da vida, e da autonomia do órgão regulador com a dimensão de autoridade sanitária. Resistiram à pressão, e às ordens que não foram atendidas", disse Dória.

Minutos depois da aprovação da vacina pela agência reguladora a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira brasileira a ser vacinada com a Coronavac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. Ainda segundo o tucano, médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas de São Paulo também já estão recebendo a dose neste domingo (17).

O governador paulista ainda afirmou que autorizou a entrega da vacina Coronavac para o Ministério da Saúde. Ao todo, 4 milhões de doses serão levadas ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ainda neste domingo, onde ficarão armazenadas no centro de logística do Ministério da Saúde para serem distribuídas aos estados.