O Instituto Butantan negocia a compra de mais 20 milhões de doses da vacina Coronavac com o laboratório chinês Sinovac, disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista à Reuters. As doses seriam adicionais às 100 milhões já acordadas para entrega até setembro, segundo a Folha de S. Paulo.

"Eu autorizei o doutor Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, para que fizesse um pedido de compra de mais 20 milhões de doses da vacina à Sinovac, além das 100 milhões já demandadas", disse Doria durante a entrevista, concedida na quinta-feira (4).

O Butantan deve entregar 46 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde até abril. A expectativa é de que nesta semana ocorra a assinatura do contrato de compra pela pasta de mais 54 milhões de doses até setembro. O instituto está construindo uma fábrica para produzir as vacinas nacionalmente, a produção em escala deve começar em janeiro. Os 20 milhões de doses adicionais irão atender o período entre setembro e janeiro.

Doria afirmou que até o momento o Ministério da Saúde ainda não pagou pelas 8,7 milhões de doses da Coronavac já entregues pelo Butantan. "Ainda não recebemos. E há um prazo a ser cumprido. Até o final deste mês de fevereiro, portanto até 28 de fevereiro, o governo deve cumprir o pagamento das doses que já recebeu. Se não o fizer, não receberá mais doses da vacina do Butantan", disse o governador.