Equívocos das autoridades brasileiras na pandemia de Covid-19, como as que o governador João Doria cometeu em São Paulo, jamais serão esquecidos.
O governador de São Paulo, João Doria.| Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), responsabilizou o governo federal, o presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo colapso da saúde pública na capital do Amazonas. Segundo Doria, "Manaus é resultado da política caótica da saúde pública do governo federal".

"Tenho a impressão que o governo Bolsonaro gosta do cheiro da morte, e não de celebrar a vida, pois se quisesse celebrar a vida, já teria contribuído com o Estado do Amazonas", disse. O presidente Jair Bolsonaro lamentou a situação no estado e anunciou que as Forças Armadas se mobilizam para restabelecer a oferta dos insumos, bem como preparam um hospital de campanha para auxiliar na demanda dos serviços hospitalares. Governadores também fizeram oferta de leitos e respiradores para auxiliar o governo local.

Doria afirmou que o governo de São Paulo disponibilizará 40 ventiladores para o Amazonas e abriu a oferta de leitos na rede hospitalar pública e privada para pacientes amazonenses que necessitem ser transferidos.