Buscas por 20 desaparecidos em Petrópolis continuam. Até agora, 229 corpos já foram resgatados pelas equipes de salvamento.
Buscas por 20 desaparecidos em Petrópolis continuam. Até agora, 229 corpos já foram resgatados pelas equipes de salvamento.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Passados 12 dias dos desabamentos causados pela chuva em Petrópolis, região serrana do Rio de janeiro, 20 pessoas ainda não foram localizadas. Até agora, 229 corpos já foram resgatados. Nos 13 abrigos montados em escolas da cidade, 875 pessoas seguem alojadas provisoriamente porque tiveram suas casas destruídas ou danificadas pelas chuvas.

Segundo o último balanço, divulgado pela prefeitura na noite de ontem (26), houve 3.201 ocorrências relacionadas às fortes chuvas, sendo 2.468 deslizamentos de terra. Hoje, seguem os trabalhos de limpeza e desobstrução de vias, organização do tráfego, logística de donativos e as buscas por vítimas pelo Corpo de Bombeiros.

Ontem, a Defesa Civil detonou uma pedra no Morro da Oficina, no Alto da Serra, local mais atingido pela tragédia, para liberar a área e continuar as buscas. A região foi isolada e o trabalho não usou explosivos, mas uma técnica de reação química.

Também ontem, a Defesa Civil deu andamento a mais de 1.432 análises de terrenos e de edifícios, com o suporte de agentes de Niterói, São João de Meriti, do Departamento de Recursos Minerais (DRM), do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e de engenheiros e geólogos voluntários.