eduardo-cunha
O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha e o ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli são alvos de uma operação que investiga esquema de propina para baixar impostos em combustíveis da aviação na capital federal. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpre na manhã desta quarta-feira (3) mandados de busca e apreensão. As informações são do G1.

Segundo as investigações, Filippelli e Cunha teriam recebido propina de empresas aéreas, entre os anos de 2012 e 2014, para alterar uma lei distrital e reduzir a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene da aviação.

A operação foi batizada de Antonov, nome dado ao maior cargueiro de asa fixa do mundo. O doleiro Lúcio Funaro fez uma delação premiada e está entre os colaboradores da investigação. Eduardo Cunha cumpre prisão domiciliar desde 26 março de 2020, devido a pandemia da Covid-19.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPDFT, cumpre 20 mandados de busca e apreensão em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás. A Polícia Civil também participa da operação.